curso Mercosul – ILB #1

No Gravatar

Recentemente resolvi fazer um curso à distância do ILB sobre o Mercosul – Fundamentos da Integração Regional. Vou postar por aqui resumos, anotações, dúvidas, pensamentos, etc. Quem quiser discutir, compartilhar, acrescentar, esclarecer ou simplesmente opinar, sinta-se à vontade.

 

Vários fatores do fim do século XX como o fim da da Guerra Fria com a queda da “cortina de ferro” e os avanços tenológicos,especialmente nos meios de comunicação, compuseram uma conjuntura política internacional em que os principais objetivos das nações alinharam-se no âmbito das Relações Internacionais focando-se nas trocas e investimentos.

Assim, no cenário crescente de globalização (internacionalização da produção) e aumento do fluxo do comércio mundial os países responderam tecendo acordos regionais e/ou multilaterais. O regionalismo consiste na formação de blocos econômicos. Já o multilateralismo trata-se de negociação em âmbito mais amplo e tem grande expressão no foro da OMC, também dá a oportunidade dos países agirem conjuntamente.

Com esse novo rearranjo da produção mundial, a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) passaram a exercer papel fundamental no desenvolvimento dos países já que possibilitam obter produtos mais baratos, competitivos e de melhor qualidade, bem como ganho de escala.