Do lado de cá & do lado de lá
Passe um olhar por cima das duas imagens, rapidamente, até parecem do mesmo local – ou serem possíves de ser no mesmo local…
A primeira tem locação no Brasil, São Paulo, bairro da Luz – local que receberá a mais direta importação de um projeto de “revitalização” – entre escombros da obra perambulam usuários de drogas e traficantes.
A segunda,foi tirada num campo de refugiados no norte de Kivu, na República Democrática do Congo, onde vivem 4000 pessoas que foram obrigadas a abandonar suas casas por conta da guerra.
Na primeira, a guerra é interna, íntima para o usuário e intimidadora para o Estado.
Na segunda, a guerra expõe a crise do Estado.
Nós, brasileiros, fingimos não ver nossos campos de refugiados e nossas guerras cotidianas.
Nem eleições mudam isso…
Realmente, é muito cômodo ver “a realidade” por reportagens de determinadas emissoras de televisão [que possuem posicionamentos e ideologias muito claras], de dentro de nossa confortável casa, e querer dizer que “as coisas estão melhorando”. Fechar os olhos à realidade nua e crua [uma das formas de se fazer isso é tomar por verdade o que mostra a televisão] e dar uma “esmolinha” aqui e outra ali é fugir da realidade que maltrata a maioria enquanto alguns poucos ganham mais e mais conforto.